Evite sete erros de alimentação que prejudicam o crescimento dos músculos

07:00

Treinar horas e horas a fio é o seu forte, mas você sai correndo da academia e não come nada. Erro feio. "Para que haja ganho de massa muscular, duas coisas são fundamentais: o estímulo ao músculo e uma alimentação que contemple todos os nutrientes", explica o nutricionista Israel Adolpho, especialista em esporte. Carboidratos, proteínas e até as gorduras merecem importância redobrada para quem quer ver os músculos crescerem. Agora que você já sabe que não adianta só puxar ferro, mas que também é preciso compor bem o prato para formar a massa muscular, confira quais são os deslizes mais comuns da alimentação que impedem os músculos de crescerem e risque-os de uma vez por todas do seu cardápio. 


Cortar o carboidrato e exagerar na proteína
O carboidrato é a primeira fonte de que o nosso corpo dispõe para gerar energia. Se a quantidade deste nutriente na alimentação não estiver adequada, o organismo lançará mão da proteína para exercer esse papel, impedindo que ela agregue à formação muscular. Ou seja, para que a proteína seja bem aproveitada, o carboidrato tem que estar presente. 
"As proteínas, por sua vez, devem ser consumidas nas quantidades corretas, ou seja, sem ultrapassar o limite de dois gramas de proteína por quilo de peso ao dia", explica a nutricionista Leila Froeder, da clínica Vivid. Carne e ovos são fontes de proteína: um bife de contra filé de 100 gramas tem aproximadamente 30 gramas de proteínas e o ovo de galinha tem cerca de cinco gramas do nutriente. "O excesso desse nutriente pode gerar sobrecarga renal e perda óssea".

Pensar mais na quantidade que na qualidade das calorias
Ficar atento à quantidade de calorias ingeridas é importante não só para quem quer emagrecer, mas para qualquer pessoa que mantenha uma dieta equilibrada. Mas ainda mais indispensável é prestar atenção na qualidade das calorias. Todos os nutrientes merecem destaque no seu prato. Israel Adolpho explica que as proteínas são fundamentais para a construção de massa muscular, mas os carboidratos também ajudam no processo, uma vez que irão liberar energia para a atividade, poupando as proteínas para atuar na construção dos músculos. Gorduras, vitaminas, fibras e outros componentes também têm que estar presentes. Para um efetivo ganho de massa muscular é preciso que sua alimentação seja balanceada e contemple todos os grupos da pirâmide alimentar. 
Todo cuidado é pouco: a nutricionista Leila Froeder, da clínica Vivid, chama atenção para os transtornos alimentares que a preocupação excessiva com o consumo de calorias, gorduras, proteínas e carboidratos pode gerar. "Para evitar erros, consulte um nutricionista, que elaborará um cardápio capaz de gerar ganho de massa muscular sem riscos à saúde".

Pular refeições
O praticante de musculação deve se alimentar, no mínimo, a cada três horas. "Para que a massa muscular seja desenvolvida, em nenhum momento o organismo pode ficar sem a disponibilidade de nutrientes", conta o nutricionista Israel Adolpho. Fazer apenas três refeições por dia pode determinar a falta de combustível para a hipertrofia muscular, impedindo que o ganho de músculos atinja seus níveis ideais.

Não comer antes e depois do treino
A nutricionista Leila Froeder explica que consumir pequenos lanches, um antes e outro depois do treino, são indispensáveis não só para o ganho de massa muscular, como também para um bom desempenho durante a atividade física. "Esse aporte energético permite níveis adequados de glicose sanguínea durante o treino, melhorando o desempenho e evitando fadiga", conta a nutricionista, que recomenda o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, que liberam a glicose de forma constante, evitando picos. Uma pera, por exemplo, contém esse tipo do nutriente. "Logo após o treino, o lanche deve conter carboidratos de alto índice glicêmico e proteínas, que ajudarão na recuperação da energia e formação dos músculos". A combinação de banana e mel, a vitamina de frutas e as barrinhas de cereais são boas opções.

Retirar toda a gordura da alimentação
A nutricionista Roseli Ueno, da Unifesp, explica que, de acordo com a American Heart Association, até 30% das calorias da dieta devem ser provenientes de gorduras para que o organismo funcione perfeitamente. Vale dar preferência às gorduras boas, chamadas de poli e monoinsaturadas, que fornecem energia e saciedade, presentes nas castanhas, nozes, linhaça e azeite de oliva. Vale lembrar que as gorduras monoinsaturadas e polifenóis, presentes no azeite, por exemplo, impedem a oxidação de tecidos, processo que leva ao envelhecimento dos músculos e diminui os níveis de colesterol ruim, o LDL, na corrente sanguínea.

Apostar só no suplemento alimentar
Os suplementos alimentares podem ser bons aliados inicialmente - desde que indicados por um profissional -, mas o que deve predominar sempre é o consumo equilibrado de nutrientes. A nutricionista Leila Froeder explica que o consumo excessivo de proteínas por meio de suplementos leva o organismo a usar este nutriente como fonte energética, se não houver a quantidade necessária de carboidratos na dieta, gerando toxinas que sobrecarregam os rins e causam perda óssea.

Consumir bebidas alcoólicas
Israel Adolpho explica que o álcool causa desidratação, sobrecarrega órgãos como rins, fígado e cérebro, afeta a força e o equilíbrio e ainda faz com que a reserva de glicogênio hepático, matéria prima da formação dos músculos, seja comprometida, levando a uma diminuição do rendimento do treino. "Se o objetivo for o ganho de massa muscular, o praticante deve evitar o consumo de álcool pelo menos entre as sessões de treino", explica Israel Adolpho.

Adorei e vocês vidas???

Beijos da Pâm!

Você pode gostar também

16 Comentários

  1. Amiga que ótimo esse blog eu amei de conhecer esse
    7 erros mais DEUS te abençoe e muito sucesso e a resenha
    você vai abandonar ou continuar
    Venha participar do sorteio de um ano do blog
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigia é ótimo ver você aqui no meu novo blogue adorei...então sobre a resenhas não vou abandonar não só dei um tempo mesmo........
      Beijos

      Excluir
  2. Oi,Pam!parabéns pelo novo blog e estás bem focada mesmo! vai firme! bjs,chica

    ResponderExcluir
  3. Otimas dicas, o alcool prejudica qualquer coisa, pular refeições então !
    Beijos, Nana ღ
    Nana Pinho em Cores
    Padrinhos de uma Flor

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, são erros muito comuns das pessoas cometer.

    Tenha um ótimo final de semana!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  5. Pular refeições é um dos erros mais cometidos neah?!
    Gostei das dicas! beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse post!
    Eu estava fazendo academia, mas dei uma parada no momento. Esse post foi um grande incentivo para ir novamente.

    Beijocas,

    nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Pam....
    Eu pratico exercícios físicos a 3 anos e realmente essas dicas são importantes para adquirir massa muscular. As vezes acabamos "dando uma deslizada" e cometemos alguns erros mesmo quanto a nos alimentarmos corretamente, mas o importante é procurar manter foco e seguir os treinos regularmente.
    Já estou seguindo aqui.
    Vem participar do meu blog também,vou ficar imensamente feliz por sua presença.
    Super beijo,
    Sah Errera
    Blog Sabrina Errera
    Fan Page: https://www.facebook.com/blogsabrinaerrera

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post... bem completo. Beijos

    www.frescurasdemulherzinha.com

    ResponderExcluir
  9. amei, to pensando em malhar ai foi muito util
    Bjuuuu umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Pam, desejo sucesso no seu novo blog.
    big beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Pam!!! achei seu blog super vou add vc no meu bloguito também!
    adorei as dicas também e foco e foco né rsrs
    beijocas!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Pamela, que ótimas dicas saber se alimentar bem é essencial para se manter com uma vida saudável, beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Pâm!
    Adorei este post e serviu muito bem para mim porque estou tentado trocar a minha gordura por massa muscular.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  14. Aforei amore!você está por dentro de tudo hein? enfim ,a unica coisa que preciso melhorar muito é a minha alimentação ~Como muita besteira amiga, me ajuda :O
    Beijos,
    http://bylaislima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Instagram