Benefícios do Melão para Dieta e saúde da Pele

09:55


Vidas quer emagrecer e ainda ter uma pele de seda? Então aposte no melão! Saiba porque á seguir :)

Melão, o amigo da pele e da dieta!
Os dermatologistas são unânimes em afirmar que a hidratação começa de dentro para fora. Mas você não precisa ficar só na água, nos chás ou sucos. Ricos em líquidos, alguns legumes e frutas também são importantes nesse processo. Por isso a sugestão de você usar e abusar do melão. Composto de 80% de água, ele hidrata mesmo quando consumido aos pedaços. Se você preferir transformá-lo em suco vá em frente, mas evite coar.

Do contrário, você elimina boa parte das fibras que também estão presentes na polpa e são muito bem-vindas. Elas garantem o poder da fruta em eliminar toxinas e a desinchar, o que ajuda muito na conquista de uma barriga mais lisinha. E, por ter poucas calorias - só 30 em uma fatia média (100 gramas) -, o melão não engorda e até facilita a perda de peso!

Uma questão de fibra!
Controlar a fome é seu maior desafio? O melão continua sendo um grande aliado. Rico em pectina, um tipo de fibra na forma de gel, ele aumenta rapidamente a sensação de saciedade. Experimente incluir pedaços da fruta na salada: o apetite diminui bastante logo no começo da refeição, evitando que você exagere nos pratos mais pesados. A dieta também fica mais gostosa: com textura macia e sabor levemente adocicado, o melão combina com as folhas verdes, especialmente as ardidinhas como rúcula e agrião.

Origem controversa
A origem do melão divide a opinião dos pesquisadores. Alguns afirmam que ele é típico da Índia e do Irã. Outros juram que a fruta, da mesma família da melancia, surgiu na África. Atualmente cultivada nos vários continentes, é encontrada em diferentes formatos, tamanhos, aromas, sabores, cores e texturas da polpa e casca.

Um alimento funcional!
No Brasil, os tipos mais comuns são: amarelo valenciano, cantalupo, gália e pele-de-sapo. Mas não importa a escolha: a saúde, a medida da cintura e a pele saem ganhando com o consumo dessa fruta. "O melão está na lista dos alimentos funcionais - ou seja, ele carrega substâncias que, além de nutrir, reduzem a retenção de líquidos, melhoram o funcionamento do intestino e reforçam o sistema imunológico", explica Marciele Pereira, nutricionista da Lapinha Spa Médico, no Paraná.

Rico em nutrientes!
Entre os minerais, a maior estrela do melão é o potássio: são 213 miligramas em cada 100 gramas da fruta. E esse nutriente não é fraco. "Por estar associado ao controle da pressão arterial, o potássio é essencial à saúde do coração", afirma Marciele. A nutricionista Gabriella Guerrero, da Settcoaching, em São Paulo, completa: "O melão é importante fonte de vitaminas antioxidantes (A, E e C) famosas por adiar o envelhecimento precoce. Ferro (importante para combater anemia) e cálcio (indispensável para os ossos) também estão presentes nessa fruta". Depois de descobrir do que o melão é capaz de fazer pela sua beleza, conheça agora os variados tipos da fruta.

Qual melão escolher? 

Amarelo valenciano
Redondinho e com a casca amarela e rugosa, é facilmente encontrado no Brasil. A polpa é firme e a cor varia de branco esverdeado a creme. É o mais magrinho de todos (tem 25 calorias em uma fatia média/100 gramas) e, depois de maduro, é o que dura mais, além de ter o menor preço. 

Cantalupo
Seu nome é o mesmo de uma vila italiana, onde supostamente foi cultivado pela primeira vez no século 17. A textura da casca lembra o desenho de uma rede e, por isso, também é conhecido por melão de rede. Tem formato redondo ou oval e sabor bastante doce. Quanto mais intensa a cor da polpa, que vai do amarelo-alaranjado ao salmão, maior é a concentração de vitaminas A e E. Esse tipo também supera os outros em potássio (309 miligramas em 100 gramas). Mas é sensível ao transporte e estraga rapidamente depois de maduro. 

Pele-de-sapo
A casca levemente rugosa e de coloração verde-clara com pequenas manchas verde escuras são responsáveis pelo nome desse melão. Oval ou alongado, ele tem a polpa branca ou esverdeada com textura entre média e macia. É uma das variedades menos doces, mas ganha na quantidade de líquido. 

Gália
Esse tipo israelense é produzido especialmente no nordeste do Brasil. Quando amadurece, a casca fica amarela e ganha estrias finas. A polpa é macia, de cor branca ou esverdeada, e tem aroma marcante. Seu sabor lembra o do cantalupo. 

Como conservar?
Compre sempre o melão inteiro. "Depois de fatiado, a fruta perde nutrientes, especialmente vitamina C", avisa a nutricionista Gabriella, que dá outras sugestões para você acertar na compra e na conservação.

Dê preferência ao melão de casca firme, cor viva e sem rachaduras, partes moles, áreas escurecidas ou furos. O aroma da fruta deve estar suave e agradável. Para saber se ela está no ponto de ser consumida, a casca deve ceder a uma leve pressão dos dedos. 

Se o melão ainda estiver verde, guarde-o fechado em um lugar fresco e arejado. Mas, assim que amadurecer, coloque-o na geladeira. Depois de abri-lo, cubra com filme plástico e consuma em até três dias. 

O melão é mesmo muito nutritivo, além de ser uma delícia! Aproveite as variedades da fruta,ficando linda e em plena forma. Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista. 

Fonte: Revista Boa Forma

Espero que tenham gostado do post! e Lembre-se FRUTAS SEMPRE :)

Beijos da Pâm!

Você pode gostar também

2 Comentários

  1. Eu sempre digo no começo da semana: nessa semana irei melhorar minha alimentação, mas quem disse que eu cumpro. e tanta coisa pra fazer que eu como o que for mais rápido e acaba que não em alimento bem.
    melão é tão bom :)
    beijos

    ResponderExcluir

Instagram