Frutas que ajudam a perder peso

07:30

Fazer dieta nunca foi uma tarefa fácil. De repente, uma série de restrições alimentares e hábitos novos passam a fazer parte da rotina e é preciso ter muita força de vontade para conseguir atingir o objetivo desejado. E quando surge o incontrolável desejo por algo doce ou a fome simplesmente não desaparece? Ataque com fruta! Para além de existirem em grande variedade, com sabores distintos e deliciosos, estas 10 frutas ainda ajudam a perder peso.


1. Maçã
A maçã é uma fruta extremamente benéfica para perder peso, pois é pouco calórica e possui uma grande quantidade de fibras que auxiliam no processo digestivo. Estudos mostram que a maçã contém polifenol, uma substância também encontrada no chá verde e que é capaz de estimular o metabolismo. Numa dieta de restrição calórica, a maçã atua como um importante complemento, pois, contém pectina, um tipo de fibra alimentar solúvel que ajuda a manter os níveis de glicose no sangue estáveis e ajuda a controlar a liberação de insulina, responsável pelo armazenamento de gordura no corpo. No entanto, esses benefícios são limitados à fruta consumida em estado sólido e preferencialmente com a casca.

2. Papaia
Além de saborosa e saudável, a papaia contém enzimas que auxiliam no processo de emagrecimento como a papaína, que ajuda a digerir carnes e outras proteínas, acelerando simultaneamente o metabolismo. Além disso, a papaia é rica em fibras, que são um complemento essencial em qualquer programa de perda de peso, pois, proporcionam uma sensação de plenitude após a refeição e evitam a prisão de ventre. Muitos dos benefícios da papaia estão contidos nas suas sementes e na casca.

3. Melancia
A melancia possui mais de 90% de água, o que ajuda a promover uma desintoxicação do organismo, com a eliminação de gorduras e toxinas. Também contém licopeno, um auxiliar na prevenção de doenças cardíacas e L-Citrulina, que atua em conjunto com outros aminoácidos, para reduzir o nível de açúcar no sangue e evitar a acumulação de gordura abdominal. É uma fruta com poucas calorias e a sua elevada quantidade de água pode ajudar a satisfazer o apetite de forma mais rápida, mantendo a sensação de saciedade durante mais tempo e evitando assim a vontade de comer excessivamente.

4. Melão
Assim como a melancia, também o melão é uma das frutas eleitas no que toca a perder peso. Porquê? Por ser pouco calórico e por conter uma elevada quantidade de água e fibras. Essa composição proporciona uma sensação de plenitude após a refeição e pode satisfazer o apetite por um período de tempo mais longo. Rico em vitamina C, beta caroteno e potássio, o melão ajuda a complementar as necessidades de vitaminas e minerais essenciais, com a vantagem de ter poucas calorias e nenhuma gordura. Além disso, o seu sabor adocicado faz dele uma excelente opção para a sobremesa em dietas de baixas calorias, substituindo eficazmente alimentos preparados com açúcar refinado.

5. Cerejas
Se quer perder peso, as cerejas são uma fruta que devem constar do seu prato: ricas em nutrientes que ajudam a promover a desintoxicação, atuam também como antioxidantes, ajudando no combate aos radicais livres que, em excesso, podem interferir no metabolismo corporal e, consequentemente, na perda de peso. São particularmente recomendáveis em qualquer dieta por conter um baixo índice glicémico, o que contribui para manter a gordura indesejada longe! Para além de serem deliciosas, as cerejas possuem uma alta concentração de vitaminas A e C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, aliviar condições inflamatórias e reduzir o colesterol.

6. Uvas
As uvas contêm vitaminas A, C e B6, bem como uma boa quantidade de antioxidantes como o resveratrol, que ajuda a prevenir o envelhecimento. Além disso, as uvas podem auxiliar o metabolismo corporal, têm um efeito diurético e funcionam como um laxativo suave e natural, ajudando não apenas na desintoxicação do organismo, mas estimulando também o processo de emagrecimento. O baixo teor calórico das uvas, aliado ao facto que o açúcar encontrado nesta fruta é 100% natural, faz com que ela se torne uma excelente opção nas dietas de baixas calorias.

7. Framboesas
Verdadeiramente irresistíveis, as framboesas são uma super-fruta na hora de perder peso: com baixo teor calórico, são ricas em fibras (inclusive a pectina, uma fibra solúvel conhecida por contribuir para a redução do colesterol e controle da insulina) e têm ainda um baixo índice glicémico, o que ajuda a evitar a elevação do nível de açúcar no sangue. Para além de serem uma boa fonte de vitamina C, as framboesas também possuem uma grande quantidade de nutrientes e antioxidantes, que protegem o corpo contra o excesso de radicais livres e estimulam o sistema imunológico.

8. Pera
Se está de dieta e quer emagrecer, as peras são outra fruta que pode ser uma excelente aliada na hora de eliminar aqueles quilos indesejados: pouco calórica e com um baixo índice glicémico, a pera é perita na prevenção do armazenamento de gordura corporal. Em adição, o consumo desta fruta 15 minutos antes ou após as refeições, desencadeia uma sensação de saciedade plena, devido à sua grande quantidade de fibras... por isso, sempre que sentir fome, coma uma pera!

9. Abacaxi
O abacaxi contém uma enzima digestiva chamada bromelina, que não só alivia problemas digestivos e ajuda a regular o funcionamento dos intestinos, como contribui para a eliminação de gordura armazenada. Devido à sua doçura natural, comer abacaxi pode reduzir os desejos por doces, tornando-se assim numa boa alternativa às sobremesas mais ricas e calóricas. Uma excelente fruta para consumir na hora de perder peso, o abacaxi está recheado de água e fibras, deixando bem saciado quem a come.

10. Toranja
Uma das frutas mais poderosas a incluir num plano de emagrecimento é, sem dúvida, a toranja: contém antioxidantes que ajudam na redução dos níveis de insulina, diminuindo a fome e permitindo que o corpo queime calorias de forma mais eficiente. Também possui um alto teor de fibras e água, o que contribui para um metabolismo mais acelerado e, consequentemente, a perda e manutenção do peso. Em adição, as suas propriedades diuréticas ajudam o corpo a eliminar o excesso de líquidos e a reduzir o aparecimento da celulite.

11. KIWI
Dentre os benefícios do Kiwi, estão o combate à prisão de ventre e a capacidade de saciar o apetite. Rico em vitamina C, é diurético e 100 gramas possui apenas 46 calorias.

Não esquecer!
Se vai incluir estas frutas numa dieta, é importante frisar que qualquer fruta deve ser consumida fresca e na sua forma natural, nunca seca ou enlatada, uma vez que esses processos podem acrescentar açúcar processado à fruta, eliminando os benefícios naturais e adicionando calorias. Não se pode esquecer ainda que, apesar de auxiliarem no processo de emagrecimento e de trazerem benefícios para a saúde, estas frutas não substituem uma dieta equilibrada, que deve ser sempre orientada por um médico ou nutricionista e acompanhada de outros hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de exercício físico.

E aí vidas gostaram????

Beijos da Pâm!

Você pode gostar também

12 Comentários

  1. Oi Pâm! Gostei muito, estou indo ao mercado agora (antes do trabalho)...hehe

    Bjinhos, Luna
    devagaresempre-lunalattanzi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa o bom é que mercado de manhã é pouco movimentado hehehehe fui ontem fazer minhas comprinhas e fruta sempre rsrsrs
      Beijos Luuu!

      Excluir
  2. menina tenho dificuldade com frutas kkkk acho que maçã me da fome, porem amooo abacaxi ... sou fã da melancia por que ela da saciedade .... em fim .. post muito bom. estou vendo sobre gluten, quero ver se tiro esse vilão da minha vida...bjus.

    ResponderExcluir
  3. Cheguei a salivar aqui! AMO frutas!!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. O que é um abacaxi, uma melancia geladinho, não???!!!
    Uma delicia!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oii essas frutas são ótimas mesmo mas confesso que tenho resistência a maçã, melancia, melão e pêra... não gosto muito.
    Bjs, Bruna Letícia.
    http://moranguinhuemake.blogspot.com
    Fan page: https://www.facebook.com/MoranguinhuEMake
    Twitter: @brumorango
    Instagram: @moranguinhuemake

    ResponderExcluir
  6. Seu blog veio em boa hora flor, tô fazendo regime pq engordei uns 4 quilos :/

    Muito obrigada por comentar no meu blog! Estou seguindo seu blog, te convido a seguir o meu e curtir minha página do Face tb! Obrigada!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! Vamos estar sempre em contato?
    Me segue nessas redes sociais e me manda uma mensagem por lá que te sigo e todas elas:
    Instagram: @re_becah

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei a matéria...gosto muito de frutas,melancia geladinha é boom demais...engraçado que a maçã também acho que me dá mais fome CAMILA SANTIAGO!!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o Post Pam! adoro melancia, agora no frio acabo fugindo um pouco das frutas :(

    beijos

    Blog Dani News

    ResponderExcluir
  9. eu amoooooooooooooooooooooooooooooooo frutas.. mas não posso nem pensar em comer maçã porque ela me abre um buraco negro no estômago..rs.. bjkas lindeza e sucesso

    ResponderExcluir

Instagram