Site esclarece 5 mitos sobre a dieta sem glúten; entenda

12:00

[Fonte: Terra] O site da ABC News perguntou a especialistas se tirar o glúten da dieta faz bem; veja o que elas responderam:


Uma dieta sem glúten já foi limitada a quem tem intolerância à substância, mas hoje muitos aderem ao hábito para cuidar da saúde. No entanto, será que todas essas pessoas sabem o que isso significa? Talvez nem todas saibam o que é o glúten: uma mistura de proteínas encontrada no trigo, cevada e aveia. Fica a primeira dica.

O site da ABC News listou 5 mitos sobre o glúten para quem sempre teve dúvidas mas tinha vergonha de perguntar. 

Glúten engorda
Segundo a nutricionista Kristen Kirkpatrick, da Clínica Cleveland, o mito mais comum é achar que cortar o glúten é sinônimo de emagrecimento. "Ele não engorda. Calorias engordam, tanto se vierem do arroz integral, que não tem glúten, como se for ingerida em pão branco", disse.

Na verdade, pães sem glúten podem conter até mais calorias do que o pão normal. "Comidas sem glúten podem conter mais açúcar ou calorias para ajudar no sabor, para compensar a falta do glúten", disse Kelly Thomsen, do Vanderbilt University Medical Center.

O que pode acontecer é de as pessoas que desejam cortar o glúten da dieta começarem a ler mais as embalagens e rótulos, escolhendo melhor o que consomem. 

Glúten não deve fazer parte de "dietas limpas"
Não existe definição para essa expressão, o que seria uma "dieta limpa". O mais perto que se pode inferir é consumir o máximo de alimentos naturais.

Por isso, uma dieta limpa pode conter glúten ou não. "Existe péssimas dietas sem glúten, assim como péssimas dietas vegetarianas", disse Kristen.

Só lembrando: batatas-fritas não contêm glúten e são vegetarianas,

Glúten faz mal
Kelly Thompsen diz que as pessoas vivem dizendo que querem diminuir a quantidade de glúten que ingerem, mas que isso é uma escolha ineficaz (e cara) para quem não tem intolerância. "Não há nada ruim com o glúten", disse.

O glúten sozinho não traz muitos benefícios, mas ele é encontrado em alimentos, como grãos inteiros, que trazem mais fibra e muitas vitaminas B, zinco e ferro. Por isso, cortar esses alimentos pode levar a uma ineficiência de nutrientes.

Por isso os celíacos precisam de acompanhamento especializado para não faltar nada em sua dieta.

Você não pode ingerir glúten
As pessoas com intolerâncias a glúten são os celíacos, e são minoria da população.

Quando um celíaco ingere a proteína, isso afeta o intestino, impedindo que ele absorva nutrientes da comida. A doença afeta cerca de 1% da população e pode ser diagnosticada com um exame de sangue.

Os sintomas podem variar de fadiga a diarreia, até problemas de fertilidade e dores nas juntas. O único "remédio" é uma dieta sem glúten.

Se você acha que tem intolerância, não pare de comer glúten antes de ver um médico, alerta Kelly Thompsen. Isso pode levar a um diagnóstico falso-positivo.

Glúten dá câncer
Para a maioria da população, isso é completamente falso. A ingestão de glúten não aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer.

No entanto, segundo Kelly Thompson, complicações a longo prazo de quem tem a doença celíaca podem incluir câncer no intestino.

Beijos da Pâm!

Você pode gostar também

14 Comentários

  1. Que interessante Pâm!
    Eu não sabia o quanto o glúten fazia mal!
    Obrigada por compartilhar!
    Tudo por uma vida mais saudável sempre!
    Desejo um dia muito feliz e de paz! Bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Dizem que é bom evitar glutten msm, eu tento hehhehe
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog, sem dúvidas vou passar por aqui diariamente, é sempre bom informações para nos manter mais bonitas e saudáveis...bjOO*

    ResponderExcluir
  4. Oi Pâm,
    Gostei do post, super esclarecedor e concordo plenamente com ele. A dieta sem glúten é mais um dos modismos que as fazem sem realmente conhecer a motivação. Evitar glúten só em caso de pessoas celíacas.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Dani também nunca entendi essa dieta maluca e graças a Deus nunca fiz e nem quero......é muita frescura...sou daquelas quem quer emagrecer FECHE A BOCA rs Beijosss

      Excluir
  5. Muito interessante! Eu acreditava na maioria dos mitos...

    Beijos,
    Mah

    Unhas e Glitters| Fan page Unhas e Glitters|

    ResponderExcluir
  6. Super dicas! adorei! tb preciso focar na dieta! bjo

    ResponderExcluir
  7. adorei o post pois sempre pensei no gluten como um vilao da dieta!!! agora mudei o conceito!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Amei a dica, perfeita pra quem esta de dieta eu nao estou porque ja sou magra ate de mais kkk..
    Amei o post! E o blog tambem, já estou seguindo ta!
    Passa aqui!!
    BLOG DE TUDO | FAN PAGE | INSTAGRAM
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post. Mas eu não faço dietas mesmo rsrs. Já fiz muitas vezes (de forma errada) e me deixou vários problemas. Hoje cansei desse papo de dietas mesmo as certinhas, gosto e muito de comer (alma de gordinha rs), mas graças a Deus como "bem". Tenho uma hortinha em casa pra evitar comer "porcarias" que vem das verduras e legumes de supermercados e afins. Mas dieta mesmo não faço. Adorei o seu blog.

    Beijinhos
    Dani

    http://www.daniellaguedes.com.br/
    @_danielaguedes

    ResponderExcluir
  10. Post bem explicadinho. Eu não sabia nada disso, tb não faço dietas. Bjus!

    galerafashion.com


    ResponderExcluir
  11. Pâm, adorei saber mais sobre o gluten
    Convido você para participar da nossa pesquisa no blog
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  12. Na verdade o que engorda mesmo é comer em excesso.
    Bem legal a reportagem :))

    http://karinapinheiro.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  13. Já tinha visto coisas sobre essa dieta, mas eu nem me ligo muito nisso, as pessoas vão passando informações sem nem buscar certeza.

    PARTICIPE DOS MEUS SORTEIOS: http://bit.ly/1cfg5LF

    ResponderExcluir

Instagram