Como anda o seu intestino????

08:00

Vidas tudo bem com vocês?
Ontem eu estava navegando nos blogues e acessei o blog dMulheres (aqui) e vi uma matéria SUPER INTERESSANTE sobre intestino e resolvi trazer para o meu blog porque é IMPORTANTE vocês saberem tudo sobre o funcionamento do intestino: vejam abaixo se o de vocês esta agindo corretamente....


É isso mesmo, o cocô pode dizer e muito sobre sua saúde, mas é tratado como um assunto desagradável ou tabu, porém deveria ser levado mais a sério, já que uma vez,  a cor, forma e consistência, pode indicar falta de vitaminas e proteínas e até mesmo alguma doença.

Pessoas com o intestino doente, muda de humor e de personalidade, pois é nele que se tem a maior concentração de neurônios fora do sistema nervoso central e ainda podem afetar pele, cabelos, unhas, sangue, fígado, estômago e outros órgãos.

As fezes são  resíduos de alimentos não digeridos, bactérias da flora intestinal e produtos da descamação do nosso intestino que se renova diariamente.

Quem tem intestino preso ou prisão de ventre sabe bem como é. A constipação acontece quando a pessoa evacua menos de duas vezes por semana ou quando o esforço para evacuar é grande demais e pouco produtivo.

As causas mais comuns costumam ser uma dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos, sedentarismo e consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados. Outro fator comportamental que contribui para um péssimo hábito, são as pessoas que não conseguem usar o banheiro em locais públicos. Outros fatores emocionais, como estresse, depressão e ansiedade também são capazes de interferir nos hábitos intestinais.


Quanto mais tempo os resíduos alimentares permanecem no intestino, mais secos e duros eles ficam, tornando-os mais difíceis de expelir. Com o tempo, o intestino acaba se acostumando e diminuindo a frequência de "visitas" ao banheiro.

Além da frequência de visitas ao banheiro, a cor, o formato e a textura das fezes também são importantes indicativos da saúde do intestino – e de todo o corpo.

As fezes normais devem ter coloração acastanhada e textura moldada e macia. Apesar de haver uma grande variação de tons conforme a dieta de cada pessoa, alterações muito grandes nesse padrão podem sinalizar problemas.

Pequenas bolinhas isoladas podem indicar falta de fibras na alimentação. A presença de sangue, muco e pus pode ser sinal de um intestino está inflamado.

Fezes compridas e finas são causadas por esforço excessivo, e se o problema persistir por semanas, pode indicar a presença de um câncer no reto, pois o tumor vai se expandindo e estreitando a cavidade do cólon.

A cor das fezes pode variar pontualmente, se você ingere beterraba, as fezes tornam-se mais avermelhadas ou com um tom castanho mais escuro, por exemplo.

Algumas colorações devem servir como sinais de alerta, se elas estiverem pálidas, por exemplo, pode ser sinal de que a vesícula não está funcionando adequadamente ou de que há presença de cálculos biliares. 

Se a cor for castanho-avermelhada, pode ser consequência de sangramento no trato digestivo inferior, um sintoma associado a câncer de intestino.

Já fezes negras podem indicar sangramento no estômago ou no intestino delgado, provavelmente causado por uma úlcera.

Hábitos saudáveis refletem diretamente na saúde do intestino, se o órgão funciona bem todos os dias, além de ser um "alívio", também ajuda na imunidade, absorção dos nutrientes, produção de vitaminas e manutenção da saúde de todo corpo.


Para manter a saúde do intestino, é preciso primeiramente ter uma alimentação balanceada, com ingestão de muitas fibras e pouca gordura. As fibras absorvem líquido e ajudam a formar o bolo fecal, que distende a parede do intestino e força a evacuação. Já as gorduras são mais difíceis de serem digeridas, exigindo muito do tubo digestivo.

A água também é essencial no processo. Se a pessoa toma pouca água, o intestino tem que tirar o máximo possível das fezes e elas podem ficar duras, levando a outros problemas.

Use e abuse de alimentos que são amigos do intestino, como:  feijão ,grão de bico, lentilha, ervilha,farelo de trigo , hortaliças etc.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/06/30/o-que-seu-coco-tem-a-dizer-sobre-sua-saude.htm#fotoNav=11

Tomando esses cuidados, é possível garantir o bom funcionamento do intestino e evitar muitos problemas de saúde.  O seu organismo agradece.

Beijos da Pâm!

Você pode gostar também

23 Comentários

  1. Amiga bom dia amei a dica
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  2. Otimas dicas Pam!
    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  3. Pam dicas preciosas, o intestino é muito sensível temos que cuidar dele, não sabia que o feijão é ótimo para o intestino gostei de saber vou comer mais, Pam beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
  4. Olá Pam, ótimas dicas, eu tenho o meu intestino bem regulado mas quando engravidei ele travou foi um problema, mas manter a alimentação saudável é o melhor remédio, beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Sii alimentação saudável é o que há!!
      Bejossss

      Excluir
  5. Oi Pam, vim agradecer a visitinha!! Obrigada flor!
    Intestino preguiçoso é terrível. Adorei as dicas!!

    Beijos,
    Nina /

    ResponderExcluir
  6. Oi flor... amei as dicas - seu blog é perfeito.
    Voltei para a academia após um ano e meio parada... então dieta já, não é???

    Beijinhos
    Jeito de Ser Você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor se você estiver com o peso correto não é necessário encarar uma dieta rigorosa...é só se alimentar corretamente e eliminar frituras, açúcar e DOCES ai você mantém o corpo e fica até melhor ;)
      Beijos

      Excluir
  7. meu intestino é super preguiçoso! adorei o post com as dicas ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  8. OI, Pam
    Grata por compartilhar!! Gostaria que todas suas amigas me visitassem, para eu retribuir.

    Bjos,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  9. Legal a sua iniciativa de trazer assuntos como este no blog, que é um tanto constrangedor, mas totalmente informativo e necessário. Não sabia que as cores tinham tantos significados assim. Só sabia que caca esverdeada significa que a pessoa está com mau olhado. Esse é o significado por aqui, já que somos muito crentes em rezadeiras, e blablablá. Não sabia que caca preta significada isto. Muito útil!

    Beijão ♥
    Meu Skate Rosa - Visite

    ResponderExcluir
  10. amei o post, ótimas dicas!
    http://blogmudancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii Pam :)
    Adorei esse post, super informativo e devemos prestar muita atenção em nosso intestino, com certeza!
    Adorei de verdade.
    Mil beijos ♥

    www.garotaurbana.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não sabia dessas informações. Agora vou prestar atenção. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  13. comer mamão faz super bem pro intestino haha
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  14. O ideal mesmo é se alimentar bem né? o resto, Deus toma conta kkk

    Beeeeijos, ♥
    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  15. Oi amigaaaa gostei muito do post!!! meu intestino era bem mais preguiçoso mas devido a tireoide que tenho a médica disse que ajuda metabolismo diminuir e contribui para ter constipação :( mas ainda bem que depois que mudei a alimentação melhorou muito só não 100% devido o TSH4 hehe super importante a coloração, devemos ficar atentos. bjinhus linda

    http://reeducacaoparasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei você tocar no assunto, afinal, é muito importante! As dicas foram ótimas, para um bom intestino, digamos assim, é fundamental uma alimentação saudável.
    Beijos. ♥
    Blog Brilho na Make

    ResponderExcluir
  17. Adorei a postagem, bem interessante.
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  18. Seus posts são super informativos.... adorei.
    Beijo
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir

Instagram