Farinha de amora ajuda a emagrecer

12:29

A amora para emagrecer é uma das grandes aliadas de quem faz dieta. A forma mais conhecida de consumir a frutinha, que é cheia de benefícios para o organismo, é o chá, feito com folhas, que elimina até 1,5 kg em uma semana. Mas uma novidade promete potencializar ainda mais a perda de peso: a farinha de amora.


O endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, em Petrópolis (RJ) explica que, por possuir um alto teor de fibras, em especial a pectina, que prolonga a sensação de saciedade, melhora o funcionamento do intestino, evita a retenção de líquidos e reduz a absorção de açúcar e gordura, a farinha da amora é excelente para ajudar no processo de emagrecimento.

“Ela também é indicada para queimar calorias antes, durante e após os exercícios. Sua ação anti calórica aumenta o desempenho e o potencial físico, devido ao melhor aproveitamento dos nutrientes pelo organismo”, afirma. Além disso, é é rica em minerais – cálcio, potássio, magnésio, selênio e fósforo – e vitaminas A e B.


Como consumir a farinha de amora
A farinha pode ser acrescentada ao alimento ou mesmo dissolvida em líquidos. Segundo a nutricionista Marcela Frias da Clínica Dicorp, o aconselhável é ingerir uma colher da sopa no mínimo três vezes ao dia nas principais refeições e as combinações podem ser feitas de acordo com o paladar da pessoa. “Polvilhar a farinha de amora sobre frutas cortadas em cubos, ou ainda misturar ao iogurte, sucos ou leite desnatado é outra forma agradável de ingerir o produto”, sugere.

Benefícios da farinha de amora
Proporciona saciedade: A farinha de amora ajuda no emagrecimento de duas maneiras. Primeiramente, ela proporciona saciedade por ser rica em pectinas. Esta fibra solúvel ao entrar em contato com a água no aparelho digestivo aumenta de tamanho fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita e coma uma quantidade menor. Por isso, ao ingerir a farinha de amora é importante beber ao menos dois litros de água ao longo do dia. 

Evita a absorção de gorduras: O alimento também contribui para a perda de peso ao impedir a absorção de gorduras no organismo. A responsável pelo benefício é novamente a pectina. Desta vez ela se une a uma pequena quantidade de gordura que passa a integrar o bolo intestinal e depois é eliminada pelo organismo. É importante ressaltar que estes dois benefícios da farinha só irão auxiliar no emagrecimento se estiverem associados a uma dieta balanceada e a atividades físicas. 

Diminui o colesterol: Como a pectina se une a uma parcela de gordura e impede que ela seja absorvida, além dos benefícios estéticos, isto também é interessante para a saúde. O alimento auxilia a diminuir as taxas de gordura no sangue e o colesterol ruim, LDL.  

Melhora o trânsito intestinal: A farinha de amora possui grandes quantidades de fibras. Elas agem acelerando o peristaltismo, que é o movimento involuntário do trato digestório. Além disso, como a pectina aumenta o bolo intestinal, há um estímulo nos movimento peristálticos. Esta fibra solúvel forma uma espécie de gel em torno do bolo intestinal o que também facilita a movimentação dele pelo canal intestinal. 

Ação antioxidante: A farinha de amora é rica em flavonoides, especialmente a antocianina. Estas substâncias possuem uma forte ação antioxidante evitando a formação de radicais livres. Elas também combatem o envelhecimento celular, protegem o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea, evitando a retenção de líquidos e ajudando até mesmo a atenuar a celulite. 

Previne diabetes: A glicose tem a sua absorção mais lenta graças às pectinas e assim evita-se picos glicêmicos. O resultado disso é uma produção menor do hormônio insulina, responsável por colocar o açúcar do sangue para dentro das células. 

A redução dos picos glicêmicos e da produção de insulina é benéfica para prevenir e para quem tem diabetes. Isto porque quando o hormônio é produzido e liberado no corpo em grandes quantidades, alguns tecidos e órgãos começam a reduzir sua resposta a ele, sendo preciso mais insulina para armazenar a mesma quantia de glicose. Esse processo é um quadro chamado de resistência a insulina, que se não for revertido, pode evoluir para diabetes 2. 

Quem já tem o quadro de diabetes, tanto o diabetes tipo 1 quanto o diabetes tipo 2, quanto mais picos de glicose no sangue, pior seu estado fica. Portanto, o consumo dessa farinha ajuda a ter um equilíbrio de açúcar no sangue, estabilizando o problema.  

É importante ressaltar que as pessoas com diabetes ingiram o alimento com parcimônia, dentro da quantidade recomendada, pois ele conta com valores consideráveis de açúcar e carboidratos

Onde comprar
A farinha de amora pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Beijos da Pâm!

Você pode gostar também

7 Comentários

  1. Essa farinha é incrível hein menina? Nem sabia que existia
    Aproveitando que você é uma de nossas leitoras, convido para responder a nossa nova pesquisa de público e ajudar nas melhorias do blog. Conto com sua participação.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nem sabia que tinha farinha de amora! Preciso urgente!
    My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+

    ResponderExcluir
  3. Olá Pam, gostei muito do teu blog e estou a segui-lo de perto :)
    Visita também o meu, eu acabei de o criar, mas espero que tam,bém gostes :)
    Eu estou a começar uma jornada na minha vida e quero partilhá-la com pessoas que sabem o que eu sinto :)
    Beijinhoos s2

    - http://euacaminhodoscinquenta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Oi lindona, fiz um post contando minha historia, vai la ver ... beijos!!!

    Adorei o post ... rs

    http://correcamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. que post maravilhoso!
    adorei as dicas! muito legal!
    beijos amada

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber mais da farinha de amora, não sabia dos benefícios que ela tem, mas foi saber!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir

Instagram