Perdi 3kg em 2 semanas com a l-carnitina

12:00

Olá, leitores do blog da Pâmela! Vou relatar os resultados que eu tive com o uso de um suplemento, a l-carnitina e também explicar um bocado do que se trata.
Quem faz uso ou já usou algum suplemento?
Falar sobre suplementos é quase sempre delicado. Algumas vezes, “suplemento alimentar” é tratado como sinônimo de “trapaça”. Quem nunca ouviu alguém se orgulhar que emagreceu “sem tomar nenhum suplemento”, como se isso tornasse a perda de peso mais legítima? 
Ou talvez você tenha aquele amigo que, ao ver um suplemento, encarna o médico e lhe diz “isso acaba com os rins e com o fígado!” (sem nem mesmo saber qual é o produto)? Suplemento alimentar também não é sinônimo de anabolizante.
“Mas você pode obter tudo isso através da dieta”. Nem sempre nas doses adequadas para causar melhoras nos exercícios físicos. 
Uso e já usei um monte de suplementos. Não acredito que alguns comprimidos irão fazer mágica. Seja lá qual for o seu objetivo, os suplementos podem ser úteis. Mas antes de gastar meu dinheiro neles, eu costumo fazer um dever de casa: pesquiso bastante, tanto na literatura científica quanto em relatos de consumidores.
Hoje, trago aqui minha review sobre a l-carnitina, um suplemento que me ajudou a ter maiores resultados com os exercícios aeróbicos, mesmo mantendo uma dieta calórica.
O que é?
Os seus músculos e o seu cérebro precisam dela. E esses órgãos estocam a l-carnitina. A l-carnitina é uma substância que seu próprio corpo produz, mas também é encontrada em comidas (especialmente a carne vermelha – vegetarianos tem pouca l-carnitina).
O que ela faz? / Por que eu devo usar um suplemento de l-carnitina?
Suas fibras musculares são cheias de usinas, especializadas em obter energia a partir dos alimentos. Essas usinas também queimam gordura. O nome desses incineradores de gordura não é tão agradável: são as mitocôndrias.
O que interessa aqui é que a l-carnitina transporta gordura (na forma de ácidos graxos) até às mitocôndrias, onde elas são queimadas. Então você pode imaginar o que acontece quando você não consome muita l-carnitina ou não está produzindo muito. Suas usinas não irão receber muita gordura. E essa gordura vai acabar sendo estocada.
Se você pratica exercícios e não come muitos produtos de origem animal, suas chances de ser deficiente em l-carnitina aumentam consideravelmente!
E, por causa desse papel no transporte de gorduras, a l-carnitina acaba preservando o estoque de açúcar dos músculos. Isso significa que, nos exercícios anaeróbicos (musculação), você terá energia por muito mais tempo. Resultado: mais repetições e maior crescimento muscular!
Quem mais se beneficia com a l-carnitina?
Quem pratica corrida, ciclismo ou outros aeróbicos e quer perder peso pode usar a l-carnitina. Uma pesquisa científica de 2011 mostrou que houve um aumento de 55% na queima de gordura entre ciclistas que utilizaram a l-carnitina (link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3060373/), com melhoras na performance. Assim, você conseguirá queimar muito mais gordura nos seus aeróbicos com a ajuda de suplementos de l-carnitina.
Já para quem quer ganhar massa muscular, a l-carnitina ajuda também. Um dos grandes problemas da musculação é que costumamos ter uma dieta muito calórica para tentar aumentar a massa magra. É quase impossível ter um crescimento muscular totalmente limpo, há sempre um ganho de gordura. Com a suplementação com l-carnitina, esse ganho certamente é muito menor.
Além de diminuir em muito a fadiga muscular, a l-carnitina também aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos. Mais sangue significa mais nutrientes e, assim, mais energia durante o exercício.


Há efeitos colaterais?
Dificilmente você experimentará efeitos colaterais se respeitar as doses indicadas. A l-carnitina é segura e bem controlada.
No entanto, doses muito alta da l-carnitina podem levar a dores de barriga e vômito. Efeitos colaterais raros incluem fraqueza muscular em pacientes com uremia e também convulsões em pessoas com histórico de epilepsia.
Resultados – minha opinião sobre a l-carnitina
Tudo parece muito bonito nos artigos científicos, mas a l-carnitina funciona mesmo?
Utilizei a l-carnitina por duas semanas, praticando cerca de 30 minutos de corrida durante esse período (dia sim, dia não). Uma hora antes da corrida, ingeria algo rico em açúcar (como fruta ou algum suco).
A l-carnitina é melhor absorvida quando sua insulina aumenta – e isso é muito importante para aproveitar mais do suplemento (e não jogar dinheiro fora). Meia hora antes da corrida, utilizei a l-carnitina.
Comprei a l-carnitina da marca Iron Man, que vem enriquecida com algumas vitaminas do complexo B e vitamina C (segundo eles, “formulada por médicos ortomoleculares e nutricionistas). Muitas das vitaminas ali participam do processo de obtenção de energia nos músculos, então achei um diferencial. Mesmo assim, qualquer marca confiável, mesmo com a l-carnitina isolada, deverá trazer bons resultados.
Não é exatamente um estimulante: você não vai ter a ansiedade e a agitação da cafeína, por exemplo. Mas há, sim, uma energia “limpa”. Mantendo um ritmo pouco intenso, eu seria capaz de correr por muito mais tempo. E, aumentando meu ritmo para algo mais puxado, eu demorei muito mais para sentir a fadiga e a respiração ofegante. Senti que rendia muito mais na corrida.
O resultado foi uma perda de peso de 3kg, nesse período. Visivelmente, notei uma diminuição em gordura, o que ajudou muito na minha fase de cutting. 
Minha dieta é bastante rica em calorias (principalmente produtos com bastante gordura e proteína). Assim, creio que quem está numa dieta hipocalórica poderá se beneficiar ainda mais desse suplemento.
Todas essas informações estão presentes na Internet, em artigos científicos. Espero ter trago elas a vocês numa linguagem bem mais acessível. Apenas desmistificando os suplementos poderemos tomar uma decisão informada sobre eles.

Até a próxima.

Matheus

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21 Comentários

  1. interessante! nunca tinha ouvido falar dela!!!
    vou consultar com minha nutri depois pra ver se ela aconselha pro meu caso
    bvjos

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    1. Fui na nutricionista hoje e ela me receitou, fui procurar sobre oque se tratava e li que faz maravilhas

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  2. Suplementos são polêmicos mesmo! Faço faculdade de nutrição e basicamente o que aprendi nos 3 anos que já se passaram, fisiológica e biologicamente é difícil que uma pessoa que queria uma perda de peso normal e pratique menos de duas horas na academia precise mesmo deles rs
    É muito complicado falar de suplementos, mas se te ajudou... rs

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  3. bom saber!!!!!!
    muito informativo o post!!
    beijos

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  4. Menina 3 kg é muita coisa!
    Foco e boa sorte

    Bjus

    Taty

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  5. Matheus,
    Eu já tomei e gostei muito dos resultados na época!
    Suplementos é diferente de bomba! Os menos esclarecidos confundem.
    Bjs

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  6. Belo post Pam, super informativo, adorei, bjs e um super fds, Ana ;)...

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  7. Oi Pam, interessante esse produto, não conhecia! se faz emagrecer já é bom! bjo
    www.beautyinforlife.com

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  8. Gostei do post, muito bem explicado e bastante informativo ;)
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

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  9. Os resultados devem ser ótimos , gostei de saber mais sobre o produto =)
    Bjs
    Aquarela Pink

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  10. Não uso esses produtos, mas achei sua resenha bem completa e informativa :D
    Bjs.

    Diva de Brechó

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  11. Que tudoooo pena que eu preciso é engordar haha
    Beijinhos Altos e Baixos s2

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  12. Oi Pamela...olha eu aqui kkk
    Ótimas dicas hem, adorei. Precisava dessas dicas kkk...Amei
    Beijos e sucesso.

    BLOG | FAN PAGE | INSTAGRAM | YOUTUBE | GOOGLE+

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  13. Que legal! Não conhecia esse suplemento ainda, mas os resultados parecem ótimos. Vou pesquisar por aqui.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

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  14. Que legal
    gostei da dica!
    Beijos
    www.jessicarcoelho.com

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  15. Não uso esse tipo de produto, mais seu post trás muita informação' (;

    | A.B Esmalte & Arte |

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  16. Olá, vc tomava 500mg ou 2000mg por dia?

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  17. Thanks for sharing this with us! Some really amazing features.
    Carnitina

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  18. Bom dia Pamela, tudo bom? Eu tenho uma dúvida. Você comenta que a L-carnitina pode ajudar muito no cutting, com dietas hipercalóricas (gordura e proteína), contudo também diz que o consumo do suplemento funciona melhor quando combinado com uma fonte de açucar (pico de insulina). Contudo faço minha dieta de cutting da forma que não tenha pico de insulina, para que não aconteça o acúmulo de gordura. Sendo assim, isso me gerou um pouco de confusão na forma que devo usar o suplemento. Pode me ajudar?

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  19. Oi. Eu uso. A pessoa que me vendeu, orientou tomar só nos dias dos treinos e meia hora antes. Tá certo isso. N perdi peso..Faço academia 3 X por semana e alimentação bem saudável. Ah tenho hipotiroidismo...será issó q faz n perder peso? Atenção sindy

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