A importância do Sódio para Hipertrofia

10:09

Com as recentes “modas” relacionadas a dieta, muitas pessoas vem cortando totalmente determinados alimentos. Veja neste artigo porque o sódio é fundamental no processo de hipertrofia!

Nos dias atuais, falar que você come alimentos com glúten, lactose ou sódio é praticamente um crime para certas pessoas. Mas será que devemos mesmo cortar totalmente estes alimentos de nossa dieta? Hoje neste artigo, vou falar especificamente do sódio na dieta de quem busca a hipertrofia.
Muitas pessoas acreditam que o sódio é prejudicial para a saúde, mas não sabem que o que de fato faz mal é o seu excesso.


Basicamente, o sódio é um mineral muito importante em qualquer dieta, pois tem uma atuação grande em funções básicas de nosso corpo, como o equilíbrio do Ph (ácido/base), equilíbrio de líquidos no organismo, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, contração muscular. Somente por estes motivos, você já não tem mais razões para cortar totalmente o sódio de sua dieta!
Como o foco aqui é na hipertrofia, vamos falar mais especificamente da participação do sódio no processo de contração muscular. Mas para isso, precisamos retornar um pouco as aulas de química do ensino médio e entender alguns conceitos de bioquímica.
Sódio e hipertrofia, veja a relação entre ambos!
Quando nos alimentamos, através do processo de digestão, uma série de nutrientes fica circulante no sangue. Para que estes nutrientes possam ser usados pelas células, eles precisam ser transportados e absorvidos. Este transporte e absorção podem ser tanto passivos, quanto ativos.
O transporte passivo ocorre com os processos de difusão e osmose. Já o processo ativo, em níveis celulares, ocorre através das bombas de sódio e de potássio. Este transporte ativo tem a função de levar nutrientes de locais onde estão menos concentrados, para locais onde se encontram em concentrações maiores.
Para que isso aconteça, o fenômeno da bomba de sódio e de potássio precisa ocorrer. Basicamente, a concentração do sódio sempre será maior no meio extracelular, enquanto a de potássio será maior no meio intracelular. Para que estas concentrações não sejam alteradas, a manutenção destas é realizada pelas proteínas transportadoras. Estas capturam íons de sódio (Na+) no citoplasma e bombeia-os para a parte externa das células. Já no meio extracelular, estas mesmas proteínas capturam os íons potássio (K+) e os bombeiam novamente para o meio interno. Este transporte é fundamental para manter a diferença elétrica entre os dois meios.

Mas e na prática, o que isso quer dizer? Muita coisa! O sódio é fundamental para a troca de nutrientes no meio celular, sejam eles aminoácidos, glicose ou água. Com isso, ele será fundamental no processo de contração muscular durante o treino e também na recuperação.


Veja o seguinte, sabe aquelas bebidas esportivas que são utilizadas por atletas? Elas têm elevadas concentrações de sódio, potássio e cloreto, os chamados eletrólitos. Estas bebidas tem uma absorção rápida, que vai evitar maiores perdas de nutrientes e repor a estabilidade no meio intra e extracelular.

Mas então eu posso usar sódio à vontade? É claro que não! Em excesso ele prejudica a função renal, causa problemas no funcionamento cardíaco e principalmente, coloca todo o equilíbrio hídrico de nosso corpo em risco.
Porém, vemos muitos praticantes de musculação zerando totalmente a ingestão de sódio, mesmo em fase de bulking. Com isso, seus processos contráteis ficam prejudicados, bem como sua recuperação e a qualidade dos treinos será muito mais baixa. Estas mesmas pessoas tentam copiar o que determinados fisiculturistas fazem, alguns dias antes de suas competições, no intuito de desidratar o corpo e melhorar a definição muscular. Mas isso é algo absurdamente agressivo e que tem curta duração!

Segundo a OMS, devemos ingerir cerca de 2,4 gramas de sódio por dia (6 gramas de sal, aproximadamente). É uma quantidade pequena e que muitas pessoas ultrapassam, mas que deve ser bem pensada na construção de sua dieta.

Por isso tudo, não elimine totalmente o sódio de sua dieta, pois ele é fundamental nos processos contráteis. Mas também não exagere e ingira as quantidades recomendadas. Isso mostra que construir uma dieta é muito mais do que apenas contar calorias e escolher alimentos, por isso, sempre procure ajuda de um bom nutricionista! Bons treinos!

Fonte: Treino Mestre

Beijos da Pâm!

Você pode gostar também

8 Comentários

  1. É quase impossível o eliminar por completo, ainda bem que é bom na medida certa. Tudo que é em excesso faz mal né?

    bjuusss

    ResponderExcluir
  2. Por isso o importante é o equilíbrio sempre nem demais nem de menos em qualquer tipo de alimento, cada vez fico mais satisfeita com a velha e boa R.A, bjs

    ResponderExcluir
  3. Pam,
    Tem pessoas muito radicais, cortam todo o sal, toda a gordura, todo o carbo...esquecem que antes devemos ser saudáveis e precisamos de tudo isso pra manter nossa saúde em ordem, né ?
    Beijo
    Ca

    ResponderExcluir
  4. Amei a dica, super boa pra nossa saúde.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber mais sobre o sódio. Tenho uma grande preocupação em não consumir o sódio em excesso.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  6. Oi Pam linda tudo bem? nossa amo sal... é bom não exagerar... por isso saber quantas gramas podem ser ingeridas é muito importante para evitar o excesso. Muito bom o post, adorei!! sdds miga...

    beijos :-*

    http://reeducacaoparasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tudo tem que ser com moderação, acredito que não dá pra cortar nada da nossa alimentação. Muito legal o artigo!

    ResponderExcluir
  8. Tudo tem que ser na medida certa né?
    Post muito completo, parabens!
    Beijos, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir

Instagram