A amêndoa ajuda a emagrecer

08:48

Saborosa, a amêndoa é uma ótima opção para incluir na dieta. Segundo a nutricionista Greice Baggio, é uma excelente fonte de proteína vegetal (ideal para veganos), além de gorduras insaturadas, magnésio, manganês, potássio, fósforo, selênio, vitamina E e vitaminas do complexo B. Também é rica em antioxidantes, não contém colesterol e é pobre em sódio.


OITO BENEFÍCIOS DA AMÊNDOA PARA A SAÚDE

1 – Reduz o colesterol - O perfil de ácidos graxos das amêndoas melhoram o perfil de gorduras sanguíneas. As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas são conhecidas por melhorarem o perfil sérico de lipídeos no sangue, como redução do LDL colesterol, atuando na prevenção de doenças cardiovasculares.

2 – Ajuda no controle da pressão arterial - Minerais como potássio e a baixa quantidade de sódio contribuem para manter a pressão arterial em valores ideais. Contém ainda vitamina E, que atua como antioxidante e contribui à saúde do coração.

3 – Auxilia no emagrecimento - Com uma boa quantidade de fibras, boa fonte de gorduras saudáveis e proteínas, é uma boa opção para o emagrecimento, já que auxilia na saciedade, fornecendo nutrientes essenciais ao organismo. Ácidos graxos também evitam aumento de liberação de insulina no sangue o que evita estoques de gordura corporal.

4 – Contribui para a saúde dos ossos - Contém minerais que ajudam no fortalecimento dos ossos, dentes e na formação de novos tecidos.

5 – Colabora para o controle de açúcares no sangue - Embora densamente calórica, nutrientes como manganês e vitaminas do complexo B atuam no metabolismo dos carboidratos. O consumo moderado de amêndoas auxiliam no controle da glicemia sanguínea. As gorduras presentes tornam a digestão mais lenta e evitam altos picos de açúcar no sangue.

6 – Fornece proteção antioxidante - Selênio, manganês, vitamina E (antioxidante solúvel em gordura) e fitoquímicos como quecetina e flavonoides merecem destaque nas amêndoas. Esses nutrientes fornecem proteção contra os danos causados pelo excesso de radicais livres.

7 – Proteção contra o câncer - É também fonte de selênio, mineral antioxidante que também fornece proteção contra o câncer.

8 – Possibilita melhora a função cerebral - A vitamina E beneficia a circulação sanguínea no cérebro. Os antioxidantes presentes nas amêndoas protegem as células contra a oxidação. Os ácidos graxos contribuem ao raciocínio e memória, contribuindo à prevenção de doenças neurodegenerativas.

EMAGRECIMENTO X GANHO DE PESO
Proteínas, ácidos graxos e fibras contribuem para a saciedade, evitam o aumento de glicose no sangue, reduzindo o risco de estoques sob forma de gordura corporal. Todo consumo calórico excedente de carboidrato, proteína ou gordura é estocado no organismo, assim as oleaginosas devem ser incluídas dentro de um planejamento alimentar adequado.

COMO INCLUIR NA DIETA
As amêndoas podem fazer parte dos lanches entre as principais refeições, acrescentada em preparações doces e salgadas, vitaminas, shakes, sucos, misturadas às frutas secas, incluídas em bolos, arroz, massas, saladas elaboradas, acompanha muito bem até mesmo as carnes em geral e dão um toque especial nas sobremesas.

QUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA
100g contêm 581 calorias, 47,3g de lipídeos, 18,6g de proteínas, 29,5g de carboidratos, 11,6g de fibras. As oleaginosas são conhecidas por serem calóricas.
Consumir 12 unidades ao dia ou de 1 a 2 colheres de sopa.

DICA DA NUTRICIONISTA
Incluir as oleaginosas no lugar de alimentos com baixo valor nutricional é uma excelente opção para manter a saciedade e obter nutrientes. Para quem pratica atividade física ou quer atingir definição muscular, as amêndoas devem fazer parte do plano alimentar. Uma a duas colheres de sopa de amêndoas inteiras ou trituradas pode ser acrescentada em cereais integrais, iogurtes, vitaminas, sucos, polvilhadas nas saladas.
Antes de consumir, deixe as amêndoas de molho na água por cerca de 8 horas para melhorar a biodisponibilidade dos nutrientes.

CUIDADOS
Evitar o consumo em demasia, evitando complicações gastrointestinais (flatulência, azia, distensão abdominal) e aumento do peso (pela densidade calórica). A alergia a amêndoa é menos comum do que a alergia as nozes ou amendoins, por exemplo, mas o paciente que apresentar alguma reação ao consumir a oleaginosa deve ficar atento.

Beijos da Pâm!

Você pode gostar também

7 Comentários

  1. Oi Pâm!
    Eu adoro todos os tipos de oleoginosas, mas tenho que me controlar bastante nas porções porque se deixar acabo comendo em excesso, hehehe!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Delícia amêndoas quando dar pra comer eu como mais não muito, pois sou magra Pâm passando pra desejar uma ótima quinta-feira beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sou a primeira seguidora? É isso mesmo?

    :D Obaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Olá Pamela, até estranhei quando vi um coment no blog. Brigadim pela visita.
    Eu fiz o blog como um diário, fica mais fácil escrever lá a minha alimentação do que em um caderno hehehehe vou te acompanhar, bjs, Cátia

    ResponderExcluir
  5. =) Gosto assim deste tipo de pots.. obrigada pelas dicas =) aprende-se muito ;) ************
    Vou seguir :P ***

    ResponderExcluir
  6. Olá Pâm, obrigada pela visita no meu blog todamoderna.com.

    Parabéns pela postagem, não como muito amêndoas, mas agora vou tentar incluir na alimentação. Perdi ou melhor eliminei mais de dez quilos com a Reeducação Alimentar e uma lista de exercícios da internet, conto tudo lá no blog, dá uma olhada lá se você ainda não viu.
    Continue focada no seu objetivo que você com certeza irá alcançar sua meta. Bjos!

    ResponderExcluir

Instagram