Inclua ovos e leite na primeira refeição

07:00


Os ovos e leite podem ser considerados dois dos alimentos mais completos para o praticante de musculação. Representando, respectivamente, fontes de lipídios e proteínas e carboidratos, proteínas e lipídios, essa dupla pode ser imbatível para sua primeira refeição, mostrando-se assim como uma opção extremamente válida e anabólica a qual contribui largamente para o desenvolvimento muscular e cada vez mais para que seu objetivo esteja mais próximo.
Apesar de todas essas características, muitos são os que desconhecem essa importante dupla ou restringem parte dela, tendo assim diversos prejuízos na dieta. Portanto, hoje, falaremos um pouco mais a respeito desses dois alimentos e o seu uso na primeira refeição para uma dieta mais completa e eficaz.

Ovos: Um platô?
Por sua própria e típica cultura, muitos dos brasileiros consideram um tanto quanto fora do comum o consumo de ovos na primeira refeição, tendo como uma visão de “café da manhã de Norte-Americano”. Culturalmente os brasileiros preferem utilizar alimentos dessa natureza em outras refeições, como o almoço ou o jantar. Além de toda essa refuta, os ovos por algum motivo no Brasil são considerados “alimentos de pobre”, ou seja, culturalmente crê-se que o consumo de carne seja mais “burguês” do que o consumo de ovos, por exemplo.

Apesar de toda esse repudio dos ovos, esses são grandes alimentos que deveriam estar em via de regra na alimentação de quaisquer pessoas, em especial, do praticante de musculação, justamente por suprir necessidades as quais para este grupo de pessoas são indispensáveis.

Entre as qualidades dos ovos, em primeiro lugar, devemos destacar seu teor proteico de altíssimo valor biológico. Representando uma grande concentração de PER (Protein Efficiency Ratio) e alto teor de PDCAAs, essas são as primeiras características dos ovos e quando falamos “ovos”, nos referimos ao mesmo por completo. Um dos motivos é que as claras de ovos, normalmente preferidas pela maioria dos praticantes de musculação, apresentam apenas 40 tipos diferentes de proteínas, enquanto ovos inteiros possuem muito mais do que isso. Além disso, sua gema é riquíssima em nutrientes como a colina, a qual tem influência nos níveis de concentração de um indivíduo e lipídios que auxiliarão em processos como a produção hormonal elevada, o aumento no aporte energético da dieta, entre outros.

Os ovos ainda são fontes de biotina (co-fator na síntese de carboidratos, proteína e neutralizadora do colesterol), folato (necessária na formação de proteínas e hemoglobina), Piridoxina e Cianocobalamina (importantíssimas e indispensáveis na síntese dos três macronutrientes).

Ovos apresentam ainda uma versatilidade absurdamente alta em eu consumo: Podem ser consumidos mexidos, pochê, cozidos e em adição de inúmeras preparações como panquecas, mousses e pudins proteicos ou no que sua imaginação permitir.

Eles podem auxiliar na saciedade também: Pesquisas mostram que pessoas que ingeriram ovos na primeira refeição possuíram um grau de saciedade superior, consumindo assim menos alimentos do que os que não consumiram.

Entretanto, uma boa dica para os ovos é que por segurança alimentar (em especial pela Salmonella presente em sua casca), esses alimento devem obedecer uma cocção de pelo menos 74ºC em seu centro geométrico. Isso quer dizer que ovos “moles” não estão próprios para o consumo e muito menos os crus.

Leite apenas para bebês?
O leite é um dos alimentos que maior recebe refuta por parte dos praticantes de musculação, apesar de representar um alimento chave para a vida nos seus primeiros dias.

O leite é um líquido de coloração esbranquiçada composto normalmente de carboidratos, proteínas e lipídios que é produzido por glândulas mamárias, em especial em mamíferos fêmeas.

Verdade seja dita: após os primeiros dias de vida, ou meses, o indivíduo não necessita mais do leite, mas esse faz-se um alimento muito conveniente a ser inserido na dieta. Infelizmente, por conta de não podermos nos alimentar para sempre com o leite materno, passamos a consumir leites de diferentes espécies de animais que variam desde vacas, ovelhas, cabras, búfalas etc. Entretanto, esse consumo tem por anos sido questionado por alguns novos céticos pesquisadores, muitas vezes deixados levar por novas tendências no meio nutricional.

Diferente do leite materno, o leite de vaca, que é o mais consumido, possui um radio de whey protein para a caseína não de 60:40, mas sim de 80:20, mostrando-se interessante a ser utilizado como uma proteína de lenta digestão (principalmente pelo fato da caseína não ser solúvel em água). Essa mistura de whey protein com caseína faz com que o PDCAAs da mistura seja extremamente elevado, além de atingir uma proteína de altíssimo valor biológico, em especial, pela riqueza de L-Leucina que há no whey protein, o estímulo à síntese proteica é muito mais evidente.

O leite é uma fonte de vitaminas e sais minerais em larga escala: Fósforo, cálcio, além de vitaminas do complexo B são só alguns desses exemplos.

Os últimos estudos tem mostrado que o leite é um alimento considerado ideal para os momentos pós-treino imediatos. Isso porque, além de sua fácil digestão e sua relativa praticidade e osmolaridade, esse alimento fornece rapidamente proteínas na corrente sanguínea, através do whey protein enquanto gradualmente libera outras proteínas da caseína. Isso faz com que a duração do pico de hiperaminoacidemia seja maior. O resultado é simples: Um balanço nitrogenado muito melhor!

Conclusão:

Contudo, é possível crer que os ovos e o leite são ótimas opções para a primeira refeição do praticante de musculação por seu altíssimo valor biológico e altíssima contagem de aminoácidos.
Entretanto, vale lembrar que pessoas que sofrem de problemas e patogenias frente ao consumo desses alimentos, devem cuidadosamente evitar ou reduzir sua ingestão.

Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

Beijos da Pâm!

Você pode gostar também

32 Comentários

  1. Ótimas dicas! Sou louca pra fazer dieta não para emagrecer, só mesmo para manter uma alimentação saudável. Como sou uma branca azeda, não posso viver sem leite, mas ovos só mesmo no almoço ou jantar. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Pam!
    Infelizmente não curto ovos e quase nunca tomo leite também. ><
    Estou ferrada! 8D
    Preciso mudar meus hábitos logo!

    Obrigada por comentar no meu blog!
    Tem resenha sobre o novo lançamento da Maybelline - Baby Lips, vem ver: http://lookdasimone.blogspot.com.br/
    =*

    ResponderExcluir
  3. Pâm que legal esse blog!!!
    Adorei as dicas, vou acompanhar
    Kisses

    ResponderExcluir
  4. sério?
    eu acho o leite muito controverso... sou fisiologista e ainda tenho minhas dúvidas quanto a ele!
    agora ovo pode!!!
    uahauha

    beijos
    www.charmynail.com

    ResponderExcluir
  5. Leite desnatado? Achei estranho o leite esta liberado assim.
    Beijos U&B
    Claudinha e Adri
    www.unhasebocas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie Pam!
    Hoje comecei com a ingestão de leite! Bora lá!

    Adorei a foto do perfil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A minha amiga faz uma dieta que inclui ovo e leite na primeira refeição, ela perdeu 7kg em um mês!

    My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+ | Youtube | Tumblr | Twitter

    ResponderExcluir
  8. Amei o post, vou começar a beber mais leite depois das aulas de balé ><
    Beijos! Ao Estilo de Mary

    ResponderExcluir
  9. oi Pam

    eu adoro leite, e sempre que posso tomo uma xícara. Ovos nem sempre consigo comer, pois meu café da manhã é vapt vupt.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post.
    Eu não vivo sem ovo e leite, pois fazem parte do meu dia a dia...
    Vem ver o post de hoje com uma super novidade!
    Beijinhos da Jana
    Jana Nogueira| FanPage| Instagram| Youtube

    ResponderExcluir
  11. Muito legal todas essas dicas..
    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  12. Super dicas, mas ovo é dificilç de manhã. De qq forma eu já to velhinha nem posso,mas leite sim.
    Ótima quarta-feira para vc!
    Beijos Coloridos!♥♥♥
    Obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  13. Amiga dica maravilhosa.
    Venha participar do sorteio de um ano do blog
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Consumo leite vegetal, de vaca nao. Ovos é todos os dias e adoro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leite vegetal ainda nunca experimentei vou procurar por aqui ;)
      Beijos

      Excluir
  15. Pâm, como sempre arrasando nas dicas, adorei!

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Beijos ♥♥

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre como ovos e leite, não todos os dia, e as vezes não na primeira refeição.

    www.papodemeninasaer.com

    ResponderExcluir
  17. Eu sabia dos benefícios dos ovos para quem malha, mas não sabia que é bom
    consumir na primeira refeição, muito o post, adorei!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o post' mais tomar leite puro não gosto muito só se estiver mega gelado.
    Fica com Deus, super beijo <3
    Tem post novo no blog não deixa de conferir te espero lá
    leticiasilvamakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post, geralmente eu consumo leite no café da manhã, mais raramente consumo os ovos
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Mexeu comigo hehehe detesto leite e ovos quase não como, e sei o quanto fazem bem pra saúde! Depois de ler este post vou tomar vergonha e tentar fazer diferente! Obrigada pelas dicas! Desejo um ótimo feriado pra vc Pâm! Bjos!

    ResponderExcluir
  21. Eu só tomo café preto, um copão, toda errada né !
    Beijos, Nana ღ
    Nana Pinho em Cores
    Padrinhos de uma Flor
    #100HappyDays

    ResponderExcluir
  22. Oi Pam,
    Eu não consigo tomar leite puro e muito menos comer ovos pela manhã :(
    Mais vou tentar mudar os meus hábitos!

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Pâm!

    Eu preciso aprender a tomar mais leite =S Pra mulher é super importante, né?

    Beijos,
    Gábi

    ResponderExcluir
  24. Leite eu não curto muito não, mas ovos ...todo dia!

    Faço Atkins e por isso como muito ovo!

    Bjim ...

    blog Usei Hoje
    Instagram | Twitter | Fan Page

    ResponderExcluir
  25. isso aí!!!!
    quase sempre como ovos nos cafe da manha! adoro!
    bjos

    ResponderExcluir
  26. Adorei o post!

    Pena que não posso comer nada com leite!

    BJus!

    http://desejosdeumafashionista.com/

    ResponderExcluir
  27. Eu adoro leite Pam! Mas não sou muito fã de ovos *---*
    Beijinhos,
    http://bylaislima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Eu não fico sem meu leitinho de manhã.
    Beijo
    Boa quinta

    ResponderExcluir
  29. Preciso aprender a tomar leite...não gosto!!!!O ovo até gosto,só preciso me acostumar a inclui-lo pela manhã...estava pensando em colocar o leite como opção da noite,com um pouco de canela,o que você acha?

    ResponderExcluir
  30. Muito bom saber disso! Adoro os dois, a qualquer hora do dia! rsrsrs
    Muito legal seu blog, vou seguir! BJs, Adriana

    www.preferidosefavoritos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Instagram