Papo Maromba: Dieta Cutting para perda de Gordura Corporal

17:59

Existem 2 processos que utilizamos quando nos referimos a perda de gordura e ao ganho de massa muscular (o bulking e o cutting).
Neste artigo irei falar sobre o cutting (perda de gordura corporal). 
Quando devemos utilizar o cutting? Quando estamos com nosso percentual de gordura alto (acima do normal), ou após um período de bulking (ganho de massa muscular) aonde aumentamos o nosso peso através do ganho de massa muscular e gordura. Quando realizamos o processo de cutting temos como objetivo manter (ou melhor um pouco) a nossa massa muscular e abaixar apenas nossa gordura corporal.


Como podemos conseguir isso?
Através da nossa alimentação, calculando todos os macronutrientes e calorias baseado no peso, altura, idade, sexo, nivel de atividades e exercícios físicos de cada pessoa (ou seja cada pessoa tem um biotipo diferente do outro, o calculo será diferente para cada pessoa). Precisamos estar um pouco abaixo do nosso estado de manutenção cal[orico, dividindo assim todos os macronutrientes (carbo, proteína e gordura) de forma correta, para não haver perdas de massa muscular. Seguramos nossa massa muscular com uma alimentação correta e praticando exercícios físicos (buscando sempre estímulos para a musculatura), e o aparelhos da academia são excelentes para isso (foram desenvolvidos para levar o estímulo ao músculo da melhor maneira possível).
Pessoas que estão acima do percentual de gordura normal, também podem realizar o processo de cutting. Por exemplo um homem de 26 anos está com 21% de gordura (o que é considerado alto). Podemos realizar um processo de cutting, visando segurar a sua massa muscular e eliminar apenas a gordura. Determinamos o objetivo para 13% de gordura, após essa pessoa atingir o percentual de 13%, ela completa seu objetivo e está se sentindo muito melhor (podendo ter até uma certa definição dependendo da quantidade de massa muscular). Após isso, pode ser realizado um trabalho de ganho de massa muscular visando aumentar até 16% de gordura (ganhando massa muscular e gordura ao mesmo tempo), e após um periodo (geralmente de 2 meses e meio), realizamos novamente um cutting agora até 11-12% de gordura. 

O que aconteceu em todo processo?
- O homem de 26 anos realizou o primeiro processo de cutting, perdendo gordura corporal (de 21% até 13%), realizou o processo de bulking e ganhou massa muscular posteriormente (de 13% ate 16%), com 16% de gordura realizou mais um cutting (e foi de 16% para 11-12% de gordura corporal). 
Reparem o que aconteceu nesse processo todo. O homem de 26 anos abaixou muito seu percentual de gordura, enrijeceu seus músculos e ainda ganhou massa muscular. Ou seja, após os 3 processos, ele melhorou MUITO sua qualidade muscular, perdeu gordura, está mais saudável e com um condicionamento físico muito melhor do que quando começou com 21% de gordura.
O interessante de utilizar os 2 processos, bulking (ganho de massa muscular) e cutting (perda de gordura corporal, segurando massa muscular), é o planejamento que fazemos por trás, o que melhora a qualidade dos nossos resultados. As vezes é comum as pessoas quererem resultados instantâneos, ou querer perder gordura corporal e ganhar massa muscular ao mesmo tempo. Não funciona, quando focamos em 2 objetivos de uma vez estamos apenas perdendo tempo. Fazemos um processo de cada vez e no final o resultado será MUITO melhor do que tentar conseguir tudo de uma vez só.

Artigo escrito por - Marcos Costa Personal

Você pode gostar também

14 Comentários

  1. Que bacana. Nem sabia que existia essas diferenças. Adorei =]


    Beijinhos
    n. // Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  2. hm, interessante! eu to precisando urgente perder algumas gordurinhas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Estou precisando dos dois rsrs.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. adorei o texto! to precisando fazer esse metodo pra ver se me ajuda!
    bjos e otimo fds

    ResponderExcluir
  5. muito legal o post bem informativo!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana a dica, ainda mais quando é pensando na saúde né? A alimentação é a base é tudo!

    Beijocas,

    www.nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Com a alimentação ainda vou cuidando mas a preguiça de caminhar é que é imperdoável!!!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica, estou até pensando em fazer!
    www.moda-hoje-em-dia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essas expressões, bem legal!
    Bjos e boa semana!
    http://amonailart.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. adorei me ajudou muito!!

    bj bj

    http://blogdacacausp.blogspot.com.br/
    IG: @blogdacacausp
    Face: https://www.facebook.com/blogdacacausp

    ResponderExcluir
  11. Não sabia dessas duas técnicas, muito legal intercalar elas!
    Ah, te marquei numa tag, espero que vc goste!!!
    Bjs

    http://www.achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas e esclareceu muita coisa que não sabia! ;)

    http://www.rosachicleteblog.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei da dica, não conhecia e olha que sou a louca das dietas.

    Beijos

    Blog da Joanna

    ResponderExcluir

Instagram